sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Queda no preço do petróleo derruba Bovespa

A queda do preço do barril do petróleo tem conseqüências para todos os setores. Se ele aumenta, puxa alguns setores e há alta na taxa da inflação anual; se ele baixa, derruba a Bovespa, por exemplo.

Tema de todos os jornais semanais, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) apresenta resultados cada vez mais negativos. Não se pode generalizar, já que há papéis de algumas empresas, como o da Petrobrás PN, que não apresentou tanta queda.

De acordo com uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo e outra do Estadão, o investidor especulador tem retirado seu capital investido em ações na Bovespa baseado, por exemplo na queda do preço do petróleo. Segundo Walter Mendes, superintende de Renda Variável do Banco Itaú, o raciocínio do investidor é o seguinte: O Brasil é exportador de commodities; se as cotações caem, isso é ruim para o país, conseqüentemente para suas empresas.

Essa insegurança nesse setor é normal, já que é um investimento de alto risco. Mas, segundo Rodrigo da Luz, operador da XP Investimentos, “esse momento é favorável na medida em que afasta os aventureiros”.

Nenhum comentário: