domingo, 28 de setembro de 2008

Alusão ao passado

O Banco Mundial (Bird) reconheceu que o sistema econômico mundial precisa ser repensado e um novo “Bretton Woods” precisa existir para que haja um acordo de cooperação entre os países. Um estudo ainda mantido em sigilo pelo Banco Mundial alerta que a atual estrutura internacional não é capaz de dar uma resposta aos desafios colocados pelo sistema financeiro que se implantou no mundo nos últimos anos.

No dia 1º de julho de 1944, em Bretton Woods, Estado de New Hampshire (EUA), foi iniciada uma conferência de 22 dias que acabou na criação do FMI e do Banco Mundial. Hoje, economistas do próprio banco admitem a necessidade de uma revisão.

“Hoje o que temos no mundo são instituições que promovem a liberalização de vários setores do mercado. Há uma cooperação internacional para debater a abertura do sistema. O que precisamos é de uma entidade ou de relações entre as entidades existentes que promovam a cooperação em prol de regulações das atividades financeiras”, alertou Aaditya Matoo, economista do Banco Mundial.

Nenhum comentário: