domingo, 28 de setembro de 2008

O socorro há de esperar

Essa semana foi muito agitada para os assuntos econômicos. Agitos, reuniões e declarações, mas até agora nada saiu do papel. O objetivo inicial era para sexta-feira dia 19, mas devido a embates entre republicanos e democratas, e ainda entre senadores, o plano não foi aprovado.Estamos falando do plano de salvação proposto por Bush.

Henry Paulson, secretário do Tesouro americano, apresentou o projeto que pede a liberdade irrestrita ao Tesouro para comprar dos bancos títulos lastreados em hipotecas e outros papéis desvalorizados e poucos líquidos. Os democratas exigem que o pacote inclua a recompensa de hipotecas inadimplentes e refinanciamento para os mutuários – nos moldes de Home Owners’ Loan Corporation, agência criada durante a Grande Depressão nos anos 30 para refinanciar as hipotecas e evitar execuções. Além disso, estudam impor duras restrições ao pacote. Uma das exigências é a de que os US$ 700 bilhões pedidos pela Casa Branca, seja liberado em partes, e não de uma vez só. Outra opção discutida entre os democratas seria uma rápida votação sobre um trecho dos fundos buscados pela administração. O restante ficaria para mais tarde.

Ben Bernanke, presidente do Fed, apóia o plano do Tesouro para comprar títulos ligados às hipotecas sem liquidez e antecipou um cenário econômico pessimista caso nada seja feito para melhorar o Sistema Financeiro. “A intensificação do stress nas últimas semanas, que deixa os credores ainda mais cautelosos em estender créditos a famílias e a empresas, pode ser um obstáculo significativo ao crescimento”, disse.

Esse foi o resultado da reunião de sexta-feira, dia 26. A promessa é de aprovação desse pacote para essa semana mas o que resta é esperar para ver.

Um comentário:

Amicão disse...

O plano nao veio e o Estados Unidos caiu no buraco